Atendimento
(16) 3820 4466

Obesidade


Obesidade

Existem mais de um bilhão de adultos com sobrepeso no mundo inteiro e, pelo menos 300 milhões deles são obesos. A obesidade é uma doença caracterizada por aumento da gordura corporal que pode levar a várias doenças crônicas, como por exemplo: diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer.

A principal causa da obesidade é o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, além da redução de atividades físicas. Ou seja, ela ocorre quando não há um balanço entre o que é ingerido nas refeições e o que o organismo gasta nas suas atividades.

Quando um indivíduo ingere alimentos, estes servem para produzir a energia necessária ao funcionamento do corpo. Se sobrar energia, porque a ingestão foi grande ou porque a atividade foi insuficiente para usá-la, esta é transformada em gordura, levando a obesidade.

Pessoas de famílias com problemas de obesidade têm maior tendência a sofrer desse mal. Outras doenças, como as endócrinas, podem estar associadas ao excesso de peso. A prevalência de obesidade e sobrepeso é avaliada utilizando-se o índice de massa corporal (IMC), definido como o peso, em quilogramas, dividido pelo quadrado da altura (em metros). Uma pessoa com IMC acima de 25kg/m2 é considerada com sobrepeso, e acima de 30kg/m2, obesa.

Para prevenir a doença é necessário alimentar-se corretamente e evitar o sedentarismo. Procurar um especialista para sugerir o tratamento ideal, como os programas de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.

Referência: WHO – World Health Organization. Obesity and overweight. [citado em 25 de fevereiro de 2006].

Disponível em URL no site http://www.who.int/dietphysicalactivity/publications/facts/obesity/en/

Outras notícias


Corrida Unimed Alta Mogiana 2017

Conscientização sobre o consumo de tabaco

Economizar água


Ver todas as notícias