Atendimento
(16) 3820 4466

Fonoaudiólogos: quais são especialidades?


Fonoaudiólogos: quais são especialidades?

No dia 9 de dezembro é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo e a Unimed não poderia deixar de comemorar essa data e parabenizar a todos estes profissionais que atuam de maneira ética e entusiasmada no tratamento da comunicação humana, como também outros aspectos, por exemplo, a alimentação e respiração.

O que um fonoaudiólogo faz?

Muitas pessoas acreditam que o fonoaudiólogo trata somente de distúrbios na fala e dicção. Porém, a atuação desse profissional é muito versátil e abrange desde a alimentação até a perícia criminal.

De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia, são 11 especialidades para a fonoaudiologia, atualizadas sob a Resolução Nº 453.

1.Audiologia,

2.Disfagia,

3.Fonoaudiologia Educacional,

4.Linguagem,

5.Voz,

6.Motricidade Orofacial,

7.Saúde Coletiva,

8.Fonoaudiologia Neurofuncional,

9.Fonoaudiologia do Trabalho,

10.Gerontologia e

11.Neuropsicologia.

O fonoaudiólogo pode, portanto, realizar o teste de orelhinha e linguinha e auxiliar desde a amamentação, orientando sobre a sucção e deglutição do bebê, até casos de dificuldade em deglutir por pessoas que sofreram algum acidente, como o AVC, por exemplo.

Além de prevenir e tratar a voz; propor ações que diminuem o risco na saúde de trabalhadores (a necessidade de protetores auriculares, entre outras medidas), e desenvolver atividades que melhoram o aprendizado tanto em escolas regulares quanto em ensino especial.

Na área pericial, mais que identificar um dano, o fonoaudiólogo pode atestar o quanto um caso em si pode afetar, ou não, a vida de uma pessoa, seja em seu trabalho ou para convivência social.

 A lista de atuação só não é mais extensa que a capacidade que esses profissionais têm em proporcionar qualidade de vida para as pessoas.

Segundo o Conselho Federal de Fonoaudiologia, até dezembro de 2017 no último levantamento realizado, tinha 42.983 fonoaudiólogos registrados no Brasil.

A Unimed parabeniza cada um deles!

Outras notícias


Junho Vermelho: um chamado para a doação de sangue

Fogos de artifício e os riscos a pessoas, animais e meio ambiente

A qualidade de vida durante o período gestacional


Ver todas as notícias